Um jogo da NFL no Brasil é de fato realidade
- Giovanna Sociarelli
- Aug 30, 2024
- 4 min read
Setembro sempre chega, mas dessa vez ele chega com um gosto especial. Chega com gosto de caipirinha, som de samba e repleto de verde e amarelo. Chega com o som, a cara e a mistura do Brasil.

1 semana, 7 dias. O tempo que nos falta para a realização de um sonho. Mas sonho talvez não seja sequer a palavra correta para esse momento. Dizem que sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho, apesar disso, temos costume de fazê-lo quando algo é minimamente possível em nossa imaginação. No entanto, 1 semana nos separa de um evento que muitos sequer imaginaram que poderia chegar aqui, 1 semana nos separa de um jogo internacional da NFL no Brasil, um jogo de temporada regular, o São Paulo Game. Nem os mais loucos, ou mais sonhadores, conseguiriam imaginar algo desta grandeza em nosso país. Provavelmente se voltássemos aos nossos "eus" de 3 anos atrás, ainda não conseguiríamos processar a probabilidade dessa ação - e nos chamaríamos de loucos.
Um esporte de bolha. Faz anos que a NFL existe em transmissões brasileiras, remetendo a um passado distante de início na TV Tupi em 1969, que ganhou a voz de Luciano do Valle em 1994, mas que fez sua grande casa da ESPN. Recentemente, pudemos observar de perto a expansão de suas transmissões, ganhando nova morada na Rede TV e agora com os jogos internacionais na Cazé TV. São anos em que damos nossas vozes e nossos rostos para esse esporte tão estadunidense. São anos de trabalho de formiguinha, em que cada um leva um pouco todos os dias, e que a soma de cada um desses esforços faz com que tudo funcione e cresça. São anos em que, por muitas vezes, doamos nosso tempo e nosso esforço sem nem um real em troca, tudo pelo mais absoluto e incontrolável amor.
Sinônimo de loucura. São anos em que ouvimos de parentes e amigos que essa é uma paixão que não faz sentido, que futebol é melhor, que são só homens se jogando um em cima do outro, que deveríamos gostar de algo mais normal. São anos em que não temos vida social aos finais de semana de setembro a fevereiro, exceto quando a programação envolve um bar ou a casa de um amigo que passe os jogos. São anos em que pregamos fervorosamente a palavra do esporte - e falamos tantas vezes que até já conquistamos alguns novos fãs. São anos em que alguns, até mais malucos, começaram a praticar o futebol americano nas praias do Rio de Janeiro, o que acabou se expandindo e aperfeiçoando nos quatro cantos do país.
Setembro sempre chega, mas dessa vez ele chega com um gosto especial. Chega com gosto de coxinha, de caipirinha, de vatapá, de feijoada, de cerveja gelada. Chega com som de samba, de gafieira, de MPB, de funk. Chega repleto de verde, amarelo, branco, azul. Chega com o som, a cara e a mistura do Brasil. Chega com som de avião dos amigos embarcando para São Paulo, mas também das delegações de Packers e Eagles pousando em Guarulhos. Chega com os preparativos para transmissões in loco diretamente da Neo Química Arena. Chega com amigos com credencial de imprensa para cobrir a partida.
A primeira vez que um jogo internacional ocorre na semana 1 é na nossa casa. É chegado o momento em que não importa qual seja seu estado ou seu time de futebol, no dia 06 de setembro de 2024 pulsaremos ainda mais forte o que é ser brasileiro. Mostraremos ao mundo a força de nossa torcida, a paixão com a qual o povo brasileiro torce por aquilo que verdadeiramente ama. Por um final de semana, bastante prolongado, mostraremos o quanto o futebol americano é forte no Brasil, o quanto somos capazes de organizar eventos, seja uma festa de abertura de temporada na quinta-feira, seja o NFL Experience sábado e domingo, seja a NFL Run no domingo. Não importa quantos estereótipos nos coloquem, seremos sempre brasileiros - e que prazer é poder digitar essas palavras.
Merecemos esse momento. Merecemos viver o que estamos vivendo. Merecemos viver o que viveremos. Cada um, com muito suor, noites em claro, dedicação e estudo, deixou pensamentos, palavras, pegadas que construíram e culminaram na importância do Brasil para a NFL. Cada um, que por muitas vezes não recebeu absolutamente nada em troca, deixou a sua marca nesse esporte, e fez com que esse momento fosse verdadeiramente possível. Cada um, em seu trabalho de formiguinha, fez com que o Brasil fosse o 2º maior consumidor internacional desse esporte, atrás apenas do México. Somos todos um pouco responsáveis por esse acontecimento, então não há palavra mais bela que eu possa dizer que não seja gratidão.
Gratidão. Gratidão a quem foi louco, ou gênio, o suficiente para iniciar essa trajetória. Gratidão a quem foi louco o suficiente de continuar trilhando-a enquanto nada fazia muito sentido, apenas confiando no potencial do esporte aqui. Gratidão a quem abriu as portas, engatinhando, para que outros pudessem hoje correr. Gratidão por cada palavra trocada, cada conhecimento passado, cada amizade formada. Gratidão ao esporte por salvar tantas vidas, mas principalmente por unir tantas pessoas, por fazer com que as diferenças passassem a ser pequenas quando comparadas ao que nos une.
Graças a cada um, podemos dizer que somos muito fortes. Podemos dizer que nossa torcida é extremamente apaixonada, mesmo nascendo tão longe das cidades natal das franquias. Graças a cada um, o conteúdo brasileiro não deixa a desejar em absolutamente nada para o estadunidense, sendo por muitas vezes melhor - sem a mesma quantidade de recursos. Somos gigantes. Mas o somos porque trilhamos juntos, porque mesmo com todas as brigas e diferenças conseguimos nos unir em prol daquilo que acreditamos.
Que esse seja apenas o começo de um grande legado. Que esse seja apenas o primeiro jogo de muitos mais que venham para cá. E que sejamos felizes, felizes como merecemos ser, com olhos marejados de incredulidade, mas com um sorriso enorme no rosto.
Sejam bem-vindos, NFL, Eagles e Packers. Que vocês amem o Brasil da mesma forma que amamos e cuidamos de vocês por todos esses anos.
06 de setembro de 2024 às 21:15 com transmissão ESPN, Cazé TV e Rede TV, o dia e a hora de fazer história.
TE AMO!!