top of page

Sobre mim

Meu nome é Giovanna e tenho 21 anos. Sou formada técnica em mecânica pelo Instituto Federal de São Paulo e atualmente curso Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC, junto com Neurociência e Engenharia Biomédica. 

Receba em primeira mão!

Obrigada por se inscrever

Writer's pictureGiovanna Sociarelli

A NFL como Agente Transformadora de Vidas

Para os times, o Draft é um momento lotado de decisões importantes a serem tomadas, que impactarão o rendimento da equipe a curto e médio prazo. Para a torcida, é o momento de discordar de algumas dessas escolhas ou de amar de paixão. Mas, para esses mais de 200 jogadores, é o dia que muda toda a trajetória deles. Acredito que você olhe para trás e pense “esse dia mudou toda a minha vida”, pois, para eles, esse dia é traduzido em uma ligação, esperada durante tantos anos e, por vezes, desacreditada de que viria. A NFL é muito mais que uma liga, o futebol americano é muito mais que um esporte, ele muda e salva vidas.

O futebol americano começa a impactar a vida de milhares de meninos desde pequenos, afinal, essa é uma chance de mudar suas realidades. Isso se deve ao fato de que milhares de bolsas de estudo são distribuídas anualmente aos atletas, dessa forma, é possível dedicar-se ao esporte e ainda estudar gratuitamente em uma universidade. Pode parecer até bobo, mas os Estados Unidos, embora grande potência mundial, é um país desigual onde a educação é paga. Milhares de pessoas não têm condições financeiras de estudar, ou seja, o esporte é capaz de ser a alternativa legal de ter uma vida melhor, até mesmo nos lugares com maior taxa de criminalidade e menor perspectiva de futuro.

Esses meninos passam sua vida dedicando-se ao futebol, aprendendo cada dia mais as regras, estudando jogadas e treinando intensamente, tudo sempre com um objetivo em mente. Contudo, não é apenas isso que é adquirido, não é apenas sobre o que acontece entre as quatro linhas brancas, o futebol constrói caráter. O esporte te ensina a trabalhar em equipe, ser gentil com as pessoas, desenvolve um espírito de liderança, a necessidade de estar sempre se reinventando, capacidade de se comunicar, disciplina, perseverança, cooperação, cuidado com a saúde e, muito mais importante, ele te ensina a perder. Essas são lições que não serão usadas somente dentro de campo, são levadas para a vida.

“O futebol americano mudou a minha vida para melhor. Eu aprendi a gerenciar um time, como tomar responsabilidade pelas minhas ações e como é um presente ser parte de um time. Entre as quatro linhas de campo, é físico. As emoções são altas: se você está no time adversário, é meu inimigo, mas, assim que o jogo acaba, você é como família”. Kalaba Chibwe.

Não é possível ganhar todos os dias, a vida te ensina isso aos poucos, você pensa que ela é injusta e, às vezes, só tem vontade de desistir. Para aqueles que trabalham com esporte, perder é o cotidiano, alguém sempre precisa sair vencedor, porém, é na derrota que o maior ensinamento acontece – ela te leva a refletir sobre seus erros, estudá-los e fazer com que se tornem uma qualidade. Não há nada que molde melhor o caráter de um ser humano do que o esporte. Claro, sempre há exceções no padrão, não é como se todos virassem seres com uma luz indiscutível, mas essa questão pode mudar a vida e o pensamento de muitos.

Depois de anos conciliando estudos, treinos e jogos, chega o grande dia, aquele que muda a sua vida: o Draft. É como esperar a nota do vestibular ou a resposta da entrevista de emprego, é o instante que muda a sua vida e as suas decisões para sempre. Receber um telefonema de qualquer time que seja traz uma emoção absurda. Assistir a esse momento é um prazer e um privilégio do fã do esporte. Tudo bem, pode ser que você não tenha ficado feliz com a pick do seu time, mas não tem coração que resista aos meninos sem acreditarem que foram selecionados. Quanto mais baixo o round, maior é a surpresa, maior é a transformação, maior a superação. É como se todo o trabalho tivesse valido a pena.

“Eu era o pior jogador no time. Eu era tímido, assustado e você não pode ser isso para jogar futebol... você não pode fazer isso na sua vida. Você deve ser agressivo e não ter medo de jogar futebol. Deve estar aberto a se comunicar, ouvir, tomar direções”. Tony Gonzales.

Fazer parte da NFL é o primeiro passo para construir o futuro melhor: trabalhar cercado de pessoas grandiosas, ser adorado por alguém, receber um bom dinheiro, mudar de casa, trazer orgulho para família e, acima de tudo, amar aquilo com que se trabalha. É realizar um sonho que parecia impossível, que poucos chegaram e que poucos chegarão. É a tentativa de fazer história e fazer a diferença na vida de alguém, mesmo que você nunca conheça a pessoa. É lutar por um amanhã melhor, é ser força, resistência, exemplo e inspiração. É um peso difícil pelo qual muitos sucumbiram e muitos ainda o farão, mas é um lugar onde vale a pena chegar.

É sempre bom lembrar que os jogadores não são números, estatísticas, desempenhos e vitórias. Eles são pessoas com sonhos, famílias, medos e dificuldades próprias assim como cada ser humano. É triste ver pessoas que compensam suas próprias frustrações em publicações dos calouros, é um sonho que se torna realidade, eles não merecem essa falta de incentivo logo no começo da carreira. Se você um dia tiver que escolher entre ter razão ou ser gentil, lembre-se sempre da forma como gostaria de ser tratado.

"Você pode conquistar tudo na vida, se estiver disposto a trabalhar por isso." Drew Brees
40 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page